O link de internet de servidores é diferente de link residencial, no qual pode ser testado e comprovado em sites do tipo Speedtest, pois a internet residencial é dedicada e segue a legislação brasileira. Diferente da rede de nossos datacenters que seguem os padrões norte-americanos.


Abaixo listamos uma série de fatores que interferem nos testes de sites do tipo Speedtest além de esclarecermos algumas dúvidas ligadas a tráfego:

 

  • O Datacenter limita as conexões individuais, afim de garantir o bom funcionamento do serviço e para evitar abusos. O limite pode variar de acordo com a rede e respeitando as leis do país no qual o link faz parte.
  • Se o uso é para proxy em celulares, a conexão nunca será maior do que 40mb/s que é o limite atual do 4g no Brasil. E normalmente ficará bem abaixo, devido a obvia qualidade do serviço de telefonia nacional.
  • Bits e bytes. O valor exibido no momento de um download é em bytes. A conversão é feita pela divisão por 8. Ou seja, 100 mega bits por segundo dividido por 8 são 12.5 mega bytes por segundo.
  • Não se deve confundir velocidade com largura de banda. O link de internet é normalmente confundido com velocidade e na verdade é popularmente citado como velocidade mesmo. Mas o fato é que o  link de 100Mbps não é a velocidade de conexão, mas sim a quantidade de informação que o link pode levar por segundo. Similar ao tamanho de carga que uma carreta pode levar. Uma carreta bi-trem pode levar o dobro de carga do que uma carreta comum. Os dois ainda estarão limitados a velocidade máxima da estrada, que no caso da internet é normalmente 186.282 milhas por segundo quando se trata de cabo optico. Portanto sua internet não estará mais lenta ou mais rápida pela largura de banda. A Internet mais rápida ou mais lenta está relacionado com latência, ou seja, a distância entre o Datacenter e o outro lado da conexão (sua casa por exemplo). Se seu jogo responde com lag por exemplo, é latência e não a largura de link de internet. Se o download demora a chegar, então sim, falamos do link.
  • O link de internet depende de toda a rota. Pense na conexão entre o VPS e seu PC como uma estrada. Para tudo funcionar perfeito e não ocorrer demora, a estrada precisa estar vazia e sem obstáculos durante 100% do percurso. E como sabemos isso não ocorre. É normal encontrar lentidão em alguns pontos da estrada. Semaforo, engarrafamento, limites de velocidade menores em áreas urbanas e etc. A rota de internet é exatamente assim.
  • Alguns sites do tipo Speedtest podem ser limitados a 100mb/s. Ainda sim ele limita também as conexões individuais afim de garantir o bom funcionamento do servidor deles, afinal foi feito para testar a internet de sua casa e não a internet de datacenters. Como o datacenter também limita conexões individuais a medição é imprecisa e não pode ser usada de forma conclusiva

Em resumo, se a conexão não depender de fatores externos e considerar que toda a rota está perfeita, ainda sim você não poderá baixar um único arquivo a 1gb/s, mas poderá baixar 50 arquivos por exemplo a 20mb/s, que daria a soma total de 1gb/s.
A vantagem em links de 1gb/s está na quantidade de conexões simulatâneas suportadas com boa qualidade para efetuar downloads e uploads.

Podemos te garantir que considerando a qualidade atual da internet, você definitivamente não precisa de 1gb/s de link para apenas uma única conexão. Não existe um único software honesto que exija tal conexão. Os softwares mais pesados como de stream de vídeo usam para conexão individual uma transferência na faixa dos 3 megabytes por segundo. Ou seja, 24mb/s seria o suficiente para o mais "pesado" dos softwares que poderiam vir a ser usados em um VPS.

Bonus
Como informação adicional, deixamos um tutorial (em inglês mas que pode ser traduzido pelo seu navegador), que ensina a efetuar um teste um pouco mais preciso em relação ao link de sua internet:
https://www.slashroot.in/iperf-how-test-network-speedperformancebandwidth

 

Esta resposta lhe foi útil? 0 Usuários acharam útil (1 Votos)

Powered by WHMCompleteSolution